sexta-feira, 8 de julho de 2011

Requisitos e Atributos do Ato Administrativo


Ato Administrativo é aquele realizado pela Administração Pública com a finalidade de adquirirresguardartransferirmodificar, extinguir direitosou impor obrigações aos administrados ou a si mesma.

Os atos administrativos possuem requisitos e atributos.

Há uma diferença entre requisitos e atributos do ato administrativo. No entanto, geralmente, quando se pergunta a um estudante de direito quais os requisitos ou elementos do ato administrativo, ou quais os atributos do ato administrativo, há uma confusão na resposta.

Requisitos e elementos do ato administrativo são a mesma coisa. A diferença está entre os requisitos e os atributos do ato administrativo, e aqui daremos uma dica de memorização para principiantes.

Os requisitos ou elementos do administrativo são: Forma, Finalidade, Competência, Objeto e Motivo. Para memorizar os requisitos do ato administrativo, utilizamos uma sigla bem simples, e já que gostamos muito de internet, é fácil decorar, aí vai um "site": FF.COM. Já os atributos do ato administrativo, são: Presunção de legitimidade, auto-executoriedade, Imperatividade e Exigibilidade, representados pela sigla PAIE.

A grande questão é que em provas da Oab e concursos, essa questão sempre é perguntada, possuindo nas alternativas requisitos e atributos para confundir os examinados.

Mas agora que você vai memorizar essas duas siglas: FF.COM e PAIE, sabendo que a primeira se refere a requisitos ou elementos, enquanto que a segunda se refere a atributos, não há como errar.

Traremos sempre algumas dicas interessantes para estudo.
Sucesso!

8 comentários:

  1. muito bom a Dica. gostei! me ajudou muito...valeu & abraços.


    kassyosantos@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, realmente caí muito em concursos, e a achei a maneira mais fácil de decorar, com certeza não errarei mais questões nesse sentido. Obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Os atributos não seria o PATI (Tipicidade)?

    ResponderExcluir
  4. Nos atributos não falta a Tipicidade?

    ResponderExcluir
  5. DOUTRINA CLÁSSICA!Presunção de legitimidade e veracidade,Auto-executoriedade e Imperatividade = PAI/ Doutrina moderna= PATI Presunção de legitimidade,auto-executoriedade; tipicidade; e Imperatividade. OK!

    ResponderExcluir