domingo, 25 de outubro de 2009

Aborto é legal?

O aborto é o ato de tirar a vida de um ser em formação, ou seja, é interruper a gravidez.

O aborto pode ser espontâneo (acontece sem que a mulher deseje) ou provocado (quando a mulher deseja a morte do "bebê").

O aborto no Brasil é legalizado em duas situações: em caso de risco de vida para a gestante ou de gravidez provocada por estupro.

Há ainda o caso do anecéfalo (bebê sem cérebro) que não está regulamentado na lei, mas que está previsto pelos doutrinadores, ou seja, por aqueles que interpretam as leis.

O aborto, que não fizer parte desses casos acima citados, está sujeito a pena de prisão.

Realizada pesquisa pelo Centro Feminista de Estudos e Assessoria (Cfemea), esta afirma que mais da metade dos deputados e senadores é favorável à atual legislação do aborto que considera o ato como crime contra a vida.

O estudo feito ao longo dos últimos dois anos com a intenção de descobrir o que os parlamentares pensam dos direitos das mulheres, ouviu a opinião de 321 dos 594 parlamentares.

Segundo o estudo, 57% dos parlamentares defendem o texto em vigor referente ao aborto. Além disso, 15% dos deputados e senadores são contrários a qualquer forma de interrupção voluntária da gravidez, enquanto 8% preferiram não opinar.

Além dos parlamentares, a sociedade também fica dividida quando a questão é saber se é legal ou não o aborto. Daí poderia alguém dizer: - Essa questão já está respondida! É legal em casos de risco de vida para a gestante ou de gravidez provocada por estupro.

Nossa resposta é: - Não! É legalizado o aborto nesses dois casos, mas será que essa atitude é realmente "legal", literalmente falando...

Não somos a favor de abandono de crianças, mas também não podemos ser cúmplices de assassinatos.

Art. 121 do Código Penal, diz que é crime: Matar alguém.

terminamos esse texto assim... com reticências ...

3 comentários:

  1. Realmente e um tema complicado de ser colocado em pauta, pois do mesmo modo que é crime matar alguém, também é crime o abandono de menor incapaz (Art.133 e 134 C.P.) como e o caso de muitos recém-nascidos providos de gravidez indesejada que são encontrados quase mortos, com doenças, sofrendo e na maioria das vezes morrendo por causa do frio, da fome entre tantas outras condições subumanas, em latas de lixo como aconteceu em outubro de 2007 que ainda teve sorte de permanecer vivo, pois em janeiro desse ano garis encontraram um corpo de um bebe jogado no meio de um monte de entulho como se fosse um objeto, dentre tantos outros encontrados na margem de rios, sem falar os que não são encontrados que obviamente existem sem o conhecimento da população.
    Mesmo as datas citadas serem muito retroativa ao nosso presente é mais comum do que nos imaginamos, este tipo de ato de pessoas sem coração. Entretanto não estou aqui pra defender nem criticar sobre esta polemica, apenas queria deixar uma pergunta no ar.
    Será que é melhor termos um recém-nascido morto por hipotermia na noite fria dentro de um lixo ou um feto que não sentira tal sofrimento?
    Infelizmente e triste ter que pensa assim, pois á tantos métodos de prevenção, e que são de conhecimento de todos, porem á irresponsabilidade de muitos, que nos levam a ter que cogitar essa hipótese de uma possível autorização para o aborto no futuro...

    ResponderExcluir
  2. O melhor, realmente, é prevenir para que não aconteça uma gravidez indesejada, mas a vida é um direito de todos.
    A melhor solução, na nossa opinião, é dar a criança a uma família que deseje adotar.

    ResponderExcluir
  3. A questão é - sendo o "Direito a Vida" um direito inviolável, poderia o aborto ser descriminalizado no Brasil?
    Será que o direito a inviolabilidade a vida realmente exige que o aborto seja considerado crime em toda e qualquer situação ou será que poderia existir outras medidas protetivas da vida do feto que não criminalizar essa hipótese?

    ResponderExcluir