terça-feira, 28 de junho de 2011

Aviso prévio proporcional (Novo)


Esse post se dedica a falar sobre a nova modalidade de aviso prévio que está prestes a nascer, o aviso prévio proporcional.

Você sabe o que é aviso prévio?

O aviso prévio é o que deve ocorrer quando da rescisão do contrato de trabalho.

Traduzindo, bem superficialmente, o aviso prévio é quando o empregador não deseja mais os serviços daquele determinado trabalhador, decide demiti-lo, e para isso avisa com antecedência de 30 dias. Esse período de 30 dias permite que o trabalhador vá em busca de um novo emprego. À isso dá-se o nome de aviso prévio.

Mas não é só o empregador que pode/deve dar aviso prévio, também pode ser o contrário, o trabalhador é quem dá aviso prévio para o empregador, para que este fique ciente que ele está prestes a ir embora do emprego.

Quando o aviso prévio é dado por iniciativa do empregador, pode ele optar pela concessão do aviso prévio trabalhado ou indenizado. Se é o trabalhador quem concede o aviso prévio, é do mesmo jeito, trabalhado ou indenizado.

O aviso prévio trabalhado é quando o empregado continua trabalhando na empresa, até que o prazo de 30 dias se acabe e ele vá embora. Já o aviso prévio indenizado é quando a parte que recebeu o aviso tem direito a uma indenização no valor de um salário do trabalhador, sem precisar trabalhar os 30 dias.

Feitas essas considerações básicas, chegamos ao ponto principal dessa postagem, o aviso prévio proporcional.

Atualmente a Constituição Federal garante que o aviso prévio tem duração de 30 (trinta) dias, não importando o tempo de serviço do trabalhador na empresa.

No entanto, o Supremo Tribunal Federal – STF tem levantado um debate para ampliar esse prazo de 30 dias, fazendo com que a duração do aviso prévio seja de acordo com a duração do tempo que o trabalhador permaneceu na empresa.

Cada ministro do STF tem uma opinião diferente acerca desse período, razão pela qual o julgamento em relação ao tema foi suspenso no dia 22/06/2011.

O ministro Marco Aurélio sugeriu que além dos 30 dias, sejam acrescentados 10 dias por cada ano de trabalho prestado. Assim, se o trabalhador trabalha 30 anos em uma empresa, e for demitido, não terá direito só a 30 dias de aviso prévio, e sim a 300 dias.

Já o ministro Cezar Peluso sugeriu que além dos 30 dias, houvesse uma indenização de um salário mínimo a cada cinco anos trabalhados. Ou seja, se trabalhou 30 anos para a empresa, tem direito aos 30 dias de aviso prévio indenizado ou trabalhado, e mais 6 salários mínimos de indenização, o que hoje corresponderia a R$ 3.270,00 (três mil duzentos e setenta reais).

Esses valores e datas são só para exemplificar aos nossos leitores como poderá ser o novo aviso prévio.

Para quem é trabalhador, será uma ótima vantagem, mas para quem é empregador, mais um prejuízo.

E você, está de que lado?

Nenhum comentário:

Postar um comentário