domingo, 5 de junho de 2011

Campanha do CRESS contra o ensino à distância: Lástima!


É difícil acreditar que em um país cheio de desigualdades sociais como o Brasil, uma classe, a dos assistentes sociais (logo essa!), se oponha à educação.
Lastimável! Mas é isso o que tem acontecido na cidade de Mossoró, Estado do Rio Grande do Norte. Um grupo de assistentes sociais do CRESS (Conselho Regional de Serviço Social), que tem entre seus integrantes, além de assistentes sociais, professores universitários, tem elaborado uma campanha provocativa intitulada “Educação não é fast-food: diga não para a graduação à distância em Serviço Social”. Essa campanha visa desmoralizar o ensino a distância, uma realidade existente em nível de Brasil e que tem beneficiado milhares de estudantes que não tem tempo para frequentar um curso diurno de serviço social ou que não puderam ingressar na universidade pública em razão do pouco número de vagas oferecidas.
A Executiva Nacional dos/as Estudantes de Serviço Social (ENESSO) juntamente com o CRESS ao criar essa campanha vergonhosa para a sociedade, alegam que não estão contra os alunos, mas sim contra as faculdades à distância de serviço social.
Isso é uma inverdade, vejamos:
Os alunos de Serviço Social da Unitins, situada nas dependências do Colégio Geo Garcia e Brito, e que estão em vias de se formar, faltando apenas o estágio supervisionado para sua conclusão, buscaram o auxílio do CRESS para que estes pudessem auxiliar de alguma maneira junto a Unitins em prol da realização do estágio supervisionado. A resposta do CRESS foi uma convocação a esses alunos para os ofender, defendendo o fechamento da faculdade a distância em Mossoró, ou seja, eles desejam que os alunos percam os seus suados quatro anos de curso!
E porque isso? É triste, mas em Mossoró existe uma oligarquia no Serviço Social, e quem está no seu posto tem medo de perder a vaga para os novos alunos, antenados com a tecnologia.
Felizmente, a globalização é uma realidade, assim como as faculdades à distância. Essa modalidade só tende a crescer cada dia mais, goste ou não a referida oligarquia.
É uma vergonha que um grupo de profissionais que deveriam lutar pela educação, e ajudar os estudantes a ter uma formação, se prestem ao papel ridículo de sair às ruas para “dizer não a educação”. Um absurdo!
O Serviço Social  é uma profissão interventiva que tem o intuito de buscar diminuir as disparidades sociais e não aumentá-las. Dizer não a educação em um país cheio de violência, justamente por falta de educação, é de total desrespeito e descompromisso com a sociedade.
Se o desejo do CRESS é educação com qualidade, pois lute por ela, junto ao governo para melhorar os cursos à distância, mas não impeça que o sonho de muitos alunos, quatro anos de estudo e sacrifício para pagar um curso superior, seja jogado ao vento.
Minha decepção à Vossas Senhorias!

Observação aos leitores, essa postagem foge à regra da imparcialidade.

6 comentários:

  1. crianças, jovens, idosos, índios, negros, e tantos outros precisando da intervenção do assistente social para uma inclusão social notável e desigual e eles vem com essa de "baixar educação"...

    ResponderExcluir
  2. É triste saber de algo desse tipo, estamos no século XXI em um mundo globalizado e com profissionais retrógrados, pelo qual tem medo de enfrentar um concurso publico e perder para alunos de ensino à distancia. Isso só mostra o quanto o curso é bom, pois o medo é a resposta disso. Ficaria feliz em saber que os cargos comissionários foram extintos de mossoró, pois não é justo ainda existir padrinhos com tantas pessoas capazes de fazer um serviço melhor e não por apoiar politicagem e ser submisso a ideias que nao prestam real a serviço a sociedade, pois já ouvi falar de muitas assistentes que nem sequer tem um projeto para servir a sociedade. Agora, existe a concorrência e elas tem medo. Que pena, mas o mundo não pode parar por alguns.

    ResponderExcluir
  3. Falou o que eles(as) não podem ouvir, ou não querem...

    ResponderExcluir
  4. sou de mossoró, esse povo (alguns) nunca vão para a frente vai tentar explicar essas coisas ai. Vou fazer um a distância pois já estudo, não quero perder tempo vou aproveitar. Mentes pequenas mas o tempo muda pois ja vi muita coisa mudar aqui na minha cidade as pessoas não estão acompanhando ficam para tras.

    ResponderExcluir
  5. sou de mossoró, esse povo (alguns) nunca vão para a frente vai tentar explicar essas coisas ai. Vou fazer um a distância pois já estudo, não quero perder tempo vou aproveitar. Mentes pequenas mas o tempo muda pois ja vi muita coisa mudar aqui na minha cidade as pessoas não estão acompanhando ficam para tras.

    ResponderExcluir