terça-feira, 21 de junho de 2011

Conversando com os leitores sobre a advocacia

Ser advogado não é uma tarefa fácil, principalmente se você deseja ser um bom advogado, bem sucedido.
Quem entra no curso de direito, geralmente, entra com uma visão muito restrita do curso, e todo mundo pergunta: “Tá fazendo o que? Advocacia?”.
No início do curso já dá para sentir a pressão, o fardo da advocacia, ainda que você não deseje ser advogado, e sim servidor do judiciário.
Em todo caso, a advocacia é um trabalho apaixonante para quem se deixa apaixonar por ela. Sim, pois não é todo estudante que se deixa levar pela sedução da advocacia. Para evitá-la tem acadêmico que estuda para concurso desde o início da faculdade.
Ser advogado não é bom ou ruim, a questão é se você está aberto ou fechado para novas descobertas.
Só existe uma única regra para ser um bom advogado, e por incrível que pareça, essa regra é a mesma para quem deseja engrenar pelos ramos do concurso público. A regra é estudar!
Estudar talvez seja uma palavra que você ouça ou pense todos os dias, mas não tem a iniciativa de colocá-la em prática.
Para defender clientes é preciso estudo, força de vontade, otimismo, paixão pelo que se faz, ou se você não tem nada disso, é necessário, ao menos, responsabilidade.
Dizem que na advocacia vale tudo. Sim, vale! Valem todos os meios honestos de se ganhar uma causa e de se defender um direito, uma vida.
Se advogado sofre? Todo profissional para crescer tem de “sofrer”, é natural. A recompensa de tudo que se faz, em breve vem.
Se você faz direito, gosta do curso, ou é formado na área, e ainda está indeciso com relação a advocacia, tome uma posição. Nessa vida só existem duas escolhas: sim ou não.
A advocacia pode não ser rentável de início, mas para quem não tem medo de trabalhar é um ótimo caminho.

“Advogado não chora, o que escorre dos olhos de um advogado é óleo de peroba”. (risos - só para descontrair...)

Saudações aos leitores,
Post informal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário