terça-feira, 6 de janeiro de 2009

A importância de estudar Direito




O direito é uma espécie de garantia do exercício de um poder. Há quem diga que o Direito surgiu depois do surgimento do Estado, há quem contrarie esse pensamento etc. Particularmente, sou adepta das correntes juspositivista e jusnaturalista, além de formalistas (em especial, as suas vertentes ortodoxas ou clássicas), na medida em que encaram o Estado e o Direito como sendo independentes e anteriores aos indivíduos, tendo uma "função orgânica" própria distinta das demais emanações sociais e culturais.
Estudar Direito é um desafio para os leigos, mas quem não é leigo quando se trata das inúmeras leis, decretos, portarias, códigos...?
Creio que se o Direito fosse ensinado nas escolas, não teríamos que enfrentar cinco anos de pura pressão psicológica em aprender algo que deveria ao menos em tese ser um direito ao alcance de todos.
Esse blog visa ajudar e aprender ao mesmo tempo, sobre esse importante ramo do saber, que além de requerer estudo e concentração, requer persistência para alcançar os objetivos almejados.
Avante!

11 comentários:

  1. Está aqui no blogger? Avante! Hoje usei a caneca pela primeira vez e tive uma surpresa....kkkk obrigado

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de agradecer seu interesse em nos ajudar a entender de "Direito" nos direitos que temos.Tenho certeza que ouviremos falar muito em seu nome nos anos vindouros!

    ResponderExcluir
  4. Concordo, o Direito devia ser ensinado nas escolas. Gostei quando vc disse: "Estudar Direito é um desafio para os leigos, mas quem não é leigo quando se trata das inúmeras leis, decretos, portarias, códigos...?" Realmente nossas leis poderiam ser reduzidas para facilitar o acesso a elas e a memorização.

    ResponderExcluir
  5. vc poderia ter mencionado em relação a importância do direito a resolução de conflitos dentro de uma sociedade e a impossibilidade fática de o direito conseguir ser aplicado pelos homens sem formação jurídica. =D

    ResponderExcluir
  6. Realmente, eu poderia ter abordado uma ifinidade de aspectos, foi uma postagem primitiva. :) beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá jhéssica!
    Gostei muito sobre o que você falou sobre a importância de estudar direito. Sou professora de ensino fundamental e recente aluna do curso de serviços jurídicos.
    O tema do meu tcc, será sobre a inclusão do estudo de Direito no ensino fundamental e médio. Tenho muito pouco material sobre o assunto. Porém, nas minhas pesquisas encontrei seu blog e fiquei muito feliz em ler o que vc escreveu " Estudar Direito é um desafio para os leigos, mas quem não é leigo quando se trata das inúmeras leis, decretos, portarias, códigos...?
    Creio que se o Direito fosse ensinado nas escolas, não teríamos que enfrentar cinco anos de pura pressão psicológica em aprender algo que deveria ao menos em tese ser um direito ao alcance de todos."
    sensacional! pois é algo que sempre discuto com os amigos e agora vou ter a oportunidade de falar em meu tcc.
    parabéns!
    att.
    Leide Parente

    ResponderExcluir
  8. Seria tao bom se comessacemos a ensinar os nossos filhos a falar da importancia de Direito comecando do ensino primario, porque esta cadeira ou disciplina e realmente um desafio e requer muita atencao, obrigada e muitos bjos

    ResponderExcluir
  9. SHAVUA TOY
    Baruk Raba beshen Adonai
    Dra.
    Estou estudando Bacharel em Direito
    Precisando de um ajuda,endicacão de bons dictionaries por favor.
    Sou PR.Rossiney
    Bombeiro civil.
    Capelania.
    Professor de teologia.
    Trabaho com filmagem.
    Trabaho com toudos e coberturas 30 anos no mercado e pintura Recidencial e predial.

    ResponderExcluir