domingo, 18 de janeiro de 2009

A mente de um criminoso


Segundo o neuropsicólogo Antônio Serafim: "Existem pessoas doentes que cometem crimes. Existem pessoas normais que cometem crimes. E existem pessoas más que cometem crimes".
Os estudiosos do cérebro explicam: a agressão vem da nossa natureza animal. O lobo frontal, uma região da testa, é que libera ou não os comportamentos agressivos.
Muitos testes psicométricos foram criados para analisar o cérebro e determinar a capacidade mental dos indivíduos. O mais famoso é o teste de Rorschach – pelo qual são analisadas as interpretações de uma pessoa de alguns desenhos abstratos. Um psiquiatra forense nunca pode se equivocar, pois um diagnóstico errado pode colocar em perigo o andamento de um julgamento. O psiquiatra não opina, ele mostra fatos, dados, e o juiz julga o caso. Muitas vezes, os suspeitos se fingem de doentes, porém há que se lembrar que o nosso corpo revela nossa personalidade através de alguns movimentos que fazemos.
Na maioria das vezes, a violência está diretamente ligada à educação, não é que pessoas instruídas não cometam crimes, mas inserir o menor na sociedade educando-o é uma forma bem mais segura de manter uma mente sadia.
Enfim, um criminoso deve sim pagar pelos seus crimes, porém não devemos alimentá-lo com o que ele menos precisa: ódio, vingança etc; e sim fornecer meios para que ele se reintegre a sociedade, pois saber se alguém "mudou" nunca saberemos, a não ser que forneçamos oportunidade para isso.

6 comentários:

  1. Esse seu pensamento nos faz refletir o quanto é importante dar um voto de confiança aos nossos semelhantes.

    ResponderExcluir
  2. É tão interessante quando nos deparamos com assuntos dessa natureza, pois, na maioria das vezes nossa mente meio "criminosa", deseja que as leis sejam árduas p determinados tipos de crimes.Parabéns peo texto...

    ResponderExcluir