quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Racismo. Isso ainda existe?



Há quem defenda que o racismo ainda predomina em nosso país, há quem diga que não, que isso é coisa do passado ou que o preconceito é social e não racial. Mas na verdade, o que existe por aqui é muito racismo camuflado, que todo mundo faz questão de não enxergar e mesmo que não queiramos admitir os alvos são sempre são os mesmos: negros, mestiços, nordestinos, pessoas fora do padrão da moda e, principalmente, os mais pobres.
Nossa Constituição (em seu art. 5º - inc. XLII), passou a considerar a prática do racismo como crime inafiançável e imprescritível, ou seja, mesmo que passem os anos, ele ainda pode ser acionado contra a pessoa que praticou o ato preconceituoso.
Quando o legislador falou em racismo, ele queria dizer preconceito, pois como eu já havia comentado acima, o preconceito não é só pela cor da pele e sim por diversos outros aspectos do ser humano.

O ART. 20 da LEI Nº 7.716, DE 5 DE JANEIRO DE 1989) diz o seguinte: - Praticar, induzir ou incitar, pelos meios de comunicação social ou por publicação de qualquer natureza, a discriminação ou preconceito de raça, cor, religião, etnia ou procedência nacional.
Pena: reclusão de 2 (dois) a 5 (cinco) anos.
Ou seja, de acordo com a Constituição Brasileira, qualquer pessoa que se sentir discriminada por sua cor de pele, religião, opção sexual etc., pode recorrer a um processo judicial contra quem cometeu tal violência. Mas, no Brasil, infelizmente, ninguém encara isto de forma séria.

Indo para a questão mundial, estamos com um novo presidente na Casa Branca, e todos os holofotes estão voltados para ele, mas infelizmente, Obama é reduzido à sua etnia. Apesar de toda a alegria das pessoas com a eleição desse novo presidente, as pessoas não conseguem enxergar que há um novo presidente que fará (pelo menos é o que se espera de um governante) melhorias para a população, mas somente vêem que há um negro governando a maior potência mundial.
Enfim, esperamos que com esse novo presidente o preconceito seja minimizado, e que as pessoas por si próprias vejam que somos todos iguais, e deixem seus preconceitos de lado, pois sabemos que existe sim racismo em todo mundo, e quando não existe o racismo existe a segregação, pois lamentavelmente, alguma coisa o homem tem que inventar para tentar ser superior ao próximo. Au revóir.

3 comentários:

  1. Gostaria de parabenizar a estágiaria pelo belo raciocínio em relação ao preconceito.

    ResponderExcluir
  2. Realmente o racismo tem que acabar partindo de nós.

    ResponderExcluir
  3. Como eu já disse "quando não existe o racismo existe a segregação", a mudança depende da nossa conscientização.

    ResponderExcluir