terça-feira, 7 de dezembro de 2010

OAB 2010.2 FGV


FGV + OAB










Não é de se espantar que haja um alto número de reprovação na prova da OAB. Por primeiro tivemos a notícia de que na primeira fase apenas uma questão seria anulada, e assim procedeu-se, mesmo diante dos bárbaros erros que constavam em algumas questões na prova objetiva, mas “tudo bem”, um grande número de pessoas foi aprovado gerando uma superficial sensação de satisfação.

Mas não parou por aí. Agora a 2ª fase da prova veio com “duas quentes e uma fervendo”, frustrando as expectativas de milhares de bacharéis de Direito, que, muitas vezes, nem almeja a advocacia, mas tem como uma certa obrigação social e moral de ser aprovado no exame de ordem.

A correção da prova não teve critérios justos que embasassem a não interposição de recursos. Certamente, milhares de recursos serão interpostos de modo a coibir a ação da FGV bem como da OAB em reprovar em série.

Ademais, o valor que é cobrado para a inscrição no exame de ordem não condiz com a situação do bacharel em Direito que sai de uma faculdade, na maioria das vezes, desempregado e com perspectivas de futuro, inicialmente, na OAB. Ora, concursos para juízes e promotores, em muitos Estados, chegam a ser em valor consideravelmente inferior ao do exame de ordem.

Não somos a favor do fim do exame de ordem, mas defendemos que haja respeito na realização do certame, bem como que condições sejam dadas durante a faculdade para que haja maior preparo dos discentes, e que não sejam apenas cinco anos de aulas ministradas como se para alunos de ginásio.

Vamos aguardar o desfecho dessa situação, esperando que seja positivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário